por Caio Bergonzi | | Dicas Óculos de Grau

Lentes Fotossensíveis e/ou Fotocromáticas

Lentes fotossensíveis, são as famosas lentes que escurecem no sol e clareiam na ausência de seus raios UV.

As lentes fotocromáticas são lentes que escurecem em exposição a tipos específicos de luz, geralmente radiação ultravioleta(UV). Uma vez que a fonte de luz é removida (por exemplo, ir para dentro de casa), as lentes irão gradualmente retornar ao seu estado claro. As lentes foto-cromáticas podem ser feitas de vidro, policarbonato ou outro plástico.

Quem inventou?

As lentes fotossensíveis foram desenvolvidas por William H. Armistead e Stanley Donald Stookey e oferecidas pela primeira vez em 1966, e o processo foi utilizado na primeira produção em massa das lentes de coloração variável

Vantagens e desvantagens

Há vantagens e desvantagens nas lentes fotos-sensíveis. A principal vantagem é que elas escurecem na tonalidade dos óculos de sol quando expostas à luz ultravioleta, eliminando assim a necessidade de usar um par de óculos de sol separado.

A principal desvantagem das lentes fotos-sensíveis é que elas não se ajustam imediatamente. Pode levar até 1 minuto para as lentes se adequarem do claro para escuro e vice-versa. Outra desvantagem, para alguns usuários, é que elas não vão escurecer quando usadas dentro de veículos porque o pára-brisas /vidro verde, absorve praticamente 100% da luz UV. Como elas não escurecem dentro dos veículos, podem não ser adequadas como óculos para dirigir.




Comentários

Receba nossas novidades por email